Novo BMW M4 2023: mais leve, mais nítido e ajustado para quase a perfeição

O M4 mais capaz até hoje, a variante CSL de 543 hp é a resposta da marca ao Porsche 911 GT3.

1-48Modelo tem foco no desempenho absoluto.

A divisão M da BMW é conhecida há muito tempo por desenvolver versões ajustadas para desempenho dos carros de estrada padrão da montadora e, ao longo das décadas, máquinas como o M3 e o M5 ganharam reputação por alcançar habilmente um difícil equilíbrio entre proezas nas pistas e dirigibilidade diária. Mas de vez em quando, a BMW deixa a divisão M fora da coleira para construir carros como o M4 CSL, onde esse equilíbrio fica em segundo plano em relação ao desempenho absoluto.

O primeiro modelo Competition Sport Lightweight (CSL) remonta a 1972 e à introdução do 3.0 CSL, uma homologação especial de produção limitada que foi criada para tornar o esbelto coupé elegível para competir no Campeonato Europeu de Carros de Turismo. O carro de corrida 3.0 CSL levou para casa o título da série no ano seguinte.

4-34
O BMW M4 CSL 2023 em Palm Desert, Califórnia.

Mais de três décadas se passaram antes que a BMW decidisse revisitar o emblema, mas o M3 CSL 2003 compensou o tempo perdido. Uma iteração hardcore de um cupê esportivo já amado, o CSL de produção limitada caiu mais de 200 libras devido ao uso liberal de materiais leves e ao abandonar alguns dos confortos padrão do M3, enquanto a aderência e a potência foram aumentadas para ajudar a empurrar o ainda mais a capacidade atlética do carro.

A divisão M produziu vários carros M de edição especial nos anos seguintes, mas nenhum deles usou o cobiçado emblema CSL - até agora. Limitado a apenas 1.000 exemplares em todo o mundo, o M4 CSL segue o modelo estabelecido por seus antecessores, perdendo 240 libras em relação ao M4 Competition, graças ao uso de fibra de carbono no capô, teto e tampa traseira, juntamente com a remoção dos assentos traseiros e algum material de amortecimento de som. O peso também foi reduzido com a utilização de componentes como assentos de corrida exclusivos de carbono, hardware de sistema de escapamento de titânio e rodas forjadas exclusivas do modelo. Os esforços combinados reduzem o peso do M4 para 3.640 libras, mais palatáveis. As ligas vêm envoltas em borracha de pista Michelin Pilot Sport Cup 2 R ultra pegajosa como equipamento padrão.

3-36
O novo M4 CSL será limitado a 1.000 exemplares.

A aderência aprimorada é complementada por uma série de ajustes de chassi específicos do modelo que incluem molas mais rígidas e barras estabilizadoras reforçadas, amortecedores adaptativos revisados, suportes de transmissão e motor mais firmes e um novo suporte de alumínio no compartimento do motor. O centro de gravidade do CSL também é reduzido graças a uma altura de rodagem que foi reduzida em 0,3 polegadas em comparação com o M4 Competition.

Também há mais potência disponível: enquanto o valor do torque do motor de seis litros e seis cilindros em linha com turbocompressor de 3,0 litros permanece inalterado em relação ao M4 Competition, chegando a 479 ft lbs, aumento da pressão de reforço e software do motor recalibrado rendem ao CSL um adicional de 40 pôneis para um total de 543 cv. Esse grunhido é enviado exclusivamente para as rodas traseiras por meio de uma caixa automática de oito marchas, uma combinação que resulta em um sprint de zero a 60 mph de 3,6 segundos a caminho de uma velocidade máxima de 191 mph.

5-32
O motor biturbo de seis cilindros em linha de 3,0 litros produz 543 hp e 479 ft lbs de torque.

O M4 CSL também parece parte de um carro esportivo pronto para pista. Embora o design frontal polarizador do M4 permaneça, as grades em forma de rim são feitas sob medida para o CSL e são projetadas para otimizar o fluxo de ar para os radiadores. E graças ao novo divisor dianteiro, aberturas no capô, listras vermelhas e spoiler integrado na tampa traseira que homenageia o M3 CSL enquanto oferece downforce adicional em velocidade, a aparência geral é significativamente mais agressiva e atraente, mas não estranha para uma máquina inspirada no automobilismo como esta.

8-21As grades em forma de rim são feitas sob medida para o CSL e são projetadas para otimizar o fluxo de ar para os radiadores.

É uma história semelhante por dentro, onde os assentos esportivos padrão do M4 foram substituídos por baldes de corrida de carbono fixos que foram desenvolvidos especificamente para o CSL. Os ajustes para frente e para trás são feitos por meio de uma alavanca na frente dos assentos, mas os ajustes de altura requerem um kit de ferramentas. Somente os assentos economizam 53 libras em relação aos assentos com encosto de carbono aquecidos e com ajuste elétrico oferecidos no M4 Competition, mas, como acontece com os pneus, os compradores podem optar pela opção mais fácil de viver sem custo adicional.

Assim que nos acomodamos atrás do volante, os assentos prontos para a pista imediatamente fazem sentido. Um toque no botão de ignição dá vida ao motor com um novo senso de autoridade devido ao sistema de escapamento revisado e redução do amortecimento de som, enquanto a posição de assento rebaixada e a fibra de carbono exposta no console central tornam a missão do CSL clara: este é a resposta da BMW ao Porsche 911 GT3, um monstro focado em pistas com placa.

6-28
O cockpit apresenta uma posição de assento agachada e fibra de carbono exposta no console central.

Apesar de sua razão de ser, o M4 CSL é realmente bastante agradável quando recrutado para uma direção mais mundana. Claro, um pouco mais de ruído da estrada se infiltra na cabine e muito poucos serão capazes de se extrair graciosamente daqueles baldes de carbono reforçados agressivamente, mas os assentos são bastante confortáveis ??quando você está situado. O hábito da BMW de oferecer um nível assustador de ajustes de desempenho funciona em seu benefício aqui; uma vez que tudo, desde a firmeza da mudança e o volume do escapamento até a resposta do pedal do freio e o esforço da direção, podem ser alterados eletronicamente. Definir todos os ajustes para suas opções mais suaves resulta em um carro tão fácil de dirigir na cidade quanto um M4 comum, embora com uma suspensão visivelmente mais rígida.

7-26
Os assentos esportivos padrão do M4 foram substituídos por baldes de corrida de carbono com encosto fixo que foram desenvolvidos especificamente para o CSL.

No final das contas, porém, cada momento gasto parece apenas um tempo de inatividade entre as sessões de voltas. Embora não tenhamos a chance de testar o M4 CSL em uma pista, um passeio prolongado pela Highway 74 em Palm Desert, Califórnia, forneceu um vislumbre do que este carro realmente foi feito para fazer.

Embora a direção de relação variável assistida eletricamente permaneça com baixo feedback significativo e o esforço ainda seja um pouco leve demais para o nosso gosto - mesmo no modo Sport - a entrada é quase instantânea e precisa graças ao aperto mecânico tenaz e um botão- chassi rebaixado com bastante curvatura negativa discada. Mantidos firmemente no lugar por aqueles baldes de corrida retorcidos, pressionamos com mais força a cada curva sucessiva e mergulhamos ainda mais no pedal alto toda vez que a estrada se endireita. Assim como no M4 Competition, há uma sensação de que a BMW está sendo conservadora com a classificação de potência do CSL, e não ficaríamos surpresos se testes independentes revelassem que há até outros 60 hp que a montadora esqueceu de mencionar. Mas ei, não estamos reclamando.

2-41A saída é enviada exclusivamente para as rodas traseiras por meio de uma caixa de câmbio automática de oito marchas, e o trem de força permite um sprint de zero a 60 mph de 3,6 segundos a caminho de uma velocidade máxima de 191 mph.

Obviamente, a um preço inicial de $ 139.900 - quase o dobro do preço sugerido básico de um M4 Competition - existem algumas expectativas inerentes. As impressões iniciais sugerem que o CSL cumpre suas promessas, mas as estradas públicas só podem contar parte da história quando um veículo tem seus limites de desempenho definidos tão altos. Para os poucos afortunados que conseguem colocar as mãos em um desses - um esforço gratificante por si só - todas as indicações apontam para uma máquina que tem muito mais emoções a oferecer quando é lançada em um curso fechado.