Latitudes apresenta viagem de trem inédita pela Europa a bordo do trem privativo Golden Eagle Danube Express
Viagens de trem chegam à nova era de ouro com demanda crescente por slow travel.
Viagens de trem chegam à nova era de ouro com demanda crescente por slow travel.
Cabines privativas, alta gastronomia em vagões restaurantes e uma forma icônica de viajar está de volta na lista de desejos em 2025, percorrendo ferrovias ao redor do mundo e cenários cinematográficos. As grandes travessias de trem despontam como tendência no turismo, especialmente para quem busca um ritmo diferente de viajar, ao melhor estilo slow travel. Para além do deslocamento, cada parada é recheada de experiências para se conectar com novos destinos, transformando a jornada em uma parte significativa da viagem e permitindo que os viajantes aproveitem todos os momentos.
Para quem deseja uma experiência de forma mais exclusiva e sem preocupações, a Latitudes Viagens de Conhecimento reservou o Golden Eagle Danube Express para um roteiro inédito e exclusivo. A Private Train Expedition Grande Expresso Oriente 2025 parte de 3 a 24 de outubro de 2025 para uma viagem por dez países europeus, combinando noites a bordo do trem e estadas nos melhores hotéis do itinerário. Tudo isso com o serviço diferenciado da Latitudes, acompanhado de especialistas em áreas do saber que se complementam e um programa de palestras e conversas que acontecem no trem e nos destinos, proporcionando um aprendizado muito mais completo e profundo durante a jornada.
O percurso parte de Zurique, na Suíça, e cruza os Balcãs passando por Áustria, Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Kosovo, Macedônia do Norte, Bulgária e Turquia. A rota é inédita e foi desenhada exclusivamente pela Latitudes. Em cada destino, os viajantes serão divididos em grupos pequenos para vivenciar experiências autênticas com foco na cultura e tradições locais, natureza e atividades planejadas especialmente para eles, além de terem o acompanhamento de Saulo Goulart, historiador e professor, e Deborah Berlinck, jornalista e mestre em Relações Internacionais.
O trem, que foi completamente reservado para a Latitudes, oferece apenas 29 cabines em duas categorias, vagões restaurante, sofisticada gastronomia preparada pela equipe de chefs do trem e bar ilimitado, incluindo uma seleta carta de vinhos e equipe dedicada e preparada para atender preferências e restrições alimentares. A bordo, todos os detalhes ficam à cargo dos líderes de expedição da Latitudes, que cuidam das questões burocráticas, auxiliam com o idioma e qualquer necessidade dos viajantes. Uma equipe dedicada à logística de bagagens - diferencial das Private Expeditions - tem procedimentos próprios de cuidado, identificação e controle, garantindo um transporte seguro e sem preocupações. Um experiente médico de expedições acompanha o grupo durante toda a viagem e estará à disposição sem custo adicional.
Private Train Expedition - Grande Expresso Oriente 2025
A viagem começa na histórica e cosmopolita Zurique, a maior cidade da Suíça. O cenário perfeito tem os Alpes ao fundo e o impressionante Lago Zurique no centro, com um mix entre o passado e o presente. A hospedagem será no lendário Bar au Lac, um hotel icônico, cercado de história e tradição.
Em Salzburgo (Áustria) - cidade natal de Mozart - o clima artístico e cultural está presente nos inúmeros palácios, fortalezas, igrejas, torres e museus aos pés do Monte Festunberg. Na Eslovênia, as cênicas paisagens dos Alpes Julianos, as águas límpidas dos Lagos Bled e Bohinj e uma vibrante capital, Liubliana, combinam charme e natureza.
Seguindo viagem até a Croácia, o destino é Ístria, a maior península do Mar Adriático, que abriga charmosas cidades e vilarejos à beira-mar, e um farto conjunto de patrimônios históricos. Em Pula, o anfiteatro romano encanta pela sua magnitude e conservação. Já Rovinj, antigo e importante porto pesqueiro, abriga a Igreja de Santa Eufêmia, uma relevante representação do período barroco na Ístria.
Partindo em direção à Bósnia, o grupo chega a Sarajevo, que já foi a fronteira entre dois grandes impérios, Austro-húngaro e Otomano. Hoje, a diversidade étnica torna a cidade um caldeirão de culturas e tradições. Mercados a céu aberto, fortalezas, ruínas e mesquitas formam um belíssimo cenário urbano, convidativo à contemplação.
Já em Belgrado, capital da Sérvia, o grupo encontra um rico patrimônio histórico e uma atmosfera vibrante, moderna e em transformação. Caminhar pelo Parque Kalemegdan é o ponto de partida para a visita à Fortaleza de Belgrado, um marco fundamental na história da cidade e ideal para observar a região sob outro ponto de vista.
Uma parada ŕapida leva à Pristina e Prizren, no Kosovo. Pristina é uma capital movimentada, com ares mais cosmopolitas, enquanto Prizren traz uma atmosfera de pequena vila e é considerada a capital cultural do país. Cada uma a seu modo, ambas são apaixonantes e culturalmente expressivas.
Na Macedônia do Norte, o grupo passa por duas cidades: Ocrida é conhecida como a “Jerusalém dos Balcãs” e abriga mais de 325 igrejas e um rico patrimônio histórico. Já Escópia, capital do país, é um verdadeiro mosaico que reconta as diversas fases históricas da cidade, desde um impressionante bazar turco a um museu dedicado à Madre Teresa de Calcutá, nascida na região.
Na Bulgária, as paisagens cênicas da Cordilheira dos Balcãs se misturam a construções históricas herdadas de antigos impérios e cultura popular marcante nas exuberantes Sófia e Plovdiv.
A última parada conecta Oriente e Ocidente em uma Istambul surpreendente e que reconta séculos de história através de suas construções imponentes. A viagem termina no Four Seasons Hotel Istanbul at the Bosphorus, às margens do Bósforo, onde um tradicional banho turco - hammam - é a experiência perfeita de relaxamento antes do retorno ao Brasil.