Uma delícia enraizada no Brasil

O país ocupa o 12º lugar entre os maiores consumidores de sorvete. E o sabor criado por uma gelateria brasileira está entre os 50 melhores do mundo.

308460617_1301789033958220_7202235626313901525_nSan Lorenzo Gelateria localiza-se em São Paulo.

Com mais de dez mil estabelecimentos a fabricar e vender sorvetes, o Brasil ocupa hoje o 12º lugar entre os maiores consumidores dessa iguaria no mundo. A maravilha gastronômica, surgida há mais de quatro mil anos na China, a partir de uma mistura de neve, leite e arroz, provocou revoluções também aqui. O desenvolvimento do sorvete ocorreu a partir do século XIV, quando o viajante Marco Polo trouxe do Oriente, até sua Veneza, uma mistura assemelhada à que conhecemos hoje.

Foi a também italiana Catarina de Médicis quem introduziu o sorvete na França, ao se casar com o Duque de Orleans. A neta do casal, ligada em matrimônio a Carlos I, levou o costume para a Inglaterra, de onde os colonizadores britânicos partiram para alastrar o hábito gastronômico pelos Estados Unidos.

310795472_1314733135997143_5738756967155076242_nAgora, ingredientes sofisticados são acrescidos às receitas.

Liberação feminina

A história diz que a paixão pelo produto começou no Brasil em 1835, quando um navio aportou no Rio de Janeiro com 270 toneladas de gelo e dois comerciantes criaram, a partir desse material, o primeiro sorvete de frutas. Servido em confeitarias, o produto atraiu as mulheres, que jamais haviam frequentado esses estabelecimentos antes. Aqui, portanto, o sorvete gerou um movimento considerado de liberação feminina! Conto isso para que possamos entender a importância da existência desses dez mil locais onde se consome o sorvete atualmente no Brasil. O produto adentrou nossas raízes.

E não é mais uma iguaria que tenha como matérias principais apenas o leite e o gelo. Agora, ingredientes sofisticados são acrescidos às receitas, como água de rosas, ouro e porções exóticas de rapadura ou gorgonzola.E como atrás de toda sorveteria há uma história, constatamos recentemente que pertinho de nós se consome um dos melhores sorvetes do mundo. Servido na San Lorenzo Gelateria, no bairro do Morumbi, em São Paulo, o sabor eleito em 2022 o 37º melhor do mundo pelo Festival Mundial do Gelato, em Roma, leva o nome do estabelecimento brasileiro que o criou. O sabor San Lorenzo é uma delicada combinação de ricota, mel com alecrim e pinholes. Fomos provar o vencedor e outros igualmente diferenciados da San Lorenzo.

marfinPaíso dos doces: Marfim. 

Todos os 60 sabores servidos são delícia pura. Vão dos clássicos, como pistache, chocolate e baunilha, até aos mais criativos e surpreendentes, como gorgonzola, abóbora com coco, chocolate com Cointreau, strudel, mascarpone com figo e hibisco. Mas a gelateria dispõe de outras misturas tidas por usuais. Se você não se sente ousado para experimentar o exótico, basta saborear um sorvete de coco.

Tudo servido na San Lorenzo, embora delicioso, não é exatamente simples. O sorvete de coco parece com uma nuvem que desmancha ao ser saboreada. Envolvidos na criação da gelateria, estiveram dois jovens talentosos, o chef Brenno Floriano, criador do sabor vencedor, e o ator e empreendedor Marcelo Zangrandi, filho do empresário João Zangrandi, responsável, no Brasil, pela difusão do Vaporetto, o eletrodoméstico italiano que entrou nas casas brasileiras para facilitar nossas vidas.

Marcelo Zangrandi, que não está mais envolvido na administração do negócio, é considerado seu padrinho. O sucesso da gelataria originou a inauguração de mais uma unidade do empreendimento
em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro. E três lojas se encontram a caminho, mais uma na cidade de São Paulo e duas outras no estado do Rio. Formado em engenharia mas apaixonado por culinária, Brenno Floriano trouxe a marca Vapiano para o Brasil, em 2012, no estabelecimento homônimo de Ribeirão Preto.

taj-mahal
Taj Mahal é um dos mais procurados. 

Dois anos depois, veio a filial paulistana, e o sucesso do empreendimento o fez dedicar-se à
arte do gelato. Em 2017, realizou cursos no Brasil e na Itália. No ano seguinte, ganhou o Campeonato Brasileiro de Gelato com o sabor San Lorenzo, que em 2021 venceu novamente como o melhor do Brasil. Este primeiro lugar levou-o a disputar a final no Mundial da Itália no ano seguinte, de onde saiu como o criador de um dos 50 melhores sabores do mundo.

Triunfo artesanal

Nosso mestre gelatiere — que também cria doces artísticos e esculturais, além de se dedicar à arte do chocolate, criador de ovos de Páscoa e bombons — não poderia ter-se sentido mais feliz
do que durante a concessão do prêmio, em dezembro passado. “Estar entre as 50 melhores gelaterias do mundo é uma honra. Ver todo o esforço e a dedicação reconhecidos mundo afora é muito gratificante”, declarou o chef. Ele não parece se importar que no Brasil ainda se diga que é sorvete o que naturalmente permanece distante disso.

2373163519
Floriano e Zangrandi, criadores.                                                         

SAN LORENZO GELATERIA
Av. Jorge João Saad, 900. Morumbi, São Paulo.
Horário de funcionamento: todos os dias da semana, das 12h às 20h.
www.sanlorenzogelateria.com.br | Instagram @sanlorenzogelateria