Os 9 melhores Chardonnays de Napa Valley para beber no verão

Garrafas excelentes para você passar os dias de calor.

RR_Napa_Chards_LeadVariando de magro e picante a encorpado e de carvalho, o Napa Valley Chardonnay combina bem com uma grande variedade de alimentos.

Apesar dos gritos da multidão ABC (Anything But Chardonnay), a uva verde da Borgonha ainda reina suprema entre as variedades de vinho branco em todo o mundo. Napa Valley Chardonnay foi a primeira versão americana a ganhar destaque graças à garrafa do Chateau Montelena que ficou em primeiro lugar na degustação “Judgement of Paris” de 1976. Continua a ser um favorito entre os amantes do vinho hoje, embora exista em vários estilos diferentes devido ao terroir e à preferência de vinificação.

Embora muitas interpretações de Chardonnay de Napa ainda sejam as expressões cremosas e envelhecidas em barris que os amantes do vinho esperam, muitos produtores diminuíram um pouco as coisas e estão utilizando o que é descrito como uma quantidade “judiciosa” de carvalho. Parece haver uma preponderância de Chardonnay da região que é engarrafado e rotulado como “não refinado e não filtrado”, dois processos que ajudam a remover pequenas partículas do vinho. Freqüentemente usadas em vinhos de grande produção, essas práticas também podem remover alguns aromas ou sabores delicados e são menos prevalentes em vinhos artesanais de pequenos lotes.

Variando de magro e picante a encorpado e de carvalho, o Napa Valley Chardonnay combina bem com uma grande variedade de alimentos, desde ostras e frutos do mar gelados até massas cremosas e risotos, frango assado ou costeletas de vitela grelhadas. Aqui estão nove para aproveitar este verão.

Chateau Montelena 2019 Chardonnay Napa Valley Califórnia

Chateau_Montelena_2019_Chardonnay_Napa_Valley_California

Os amantes da história sabem que Chateau Montelena 1973 Chardonnay foi eleito o melhor vinho branco no agora famoso Julgamento de Paris de 1976. A safra de 2019 também apresenta um vinho a ser considerado; é ouro brilhante no copo com aromas de maçã Granny Smith, pêra Anjou e flores cítricas. Tem todos os sabores da torta de maçã, incluindo a crosta amanteigada em flocos, o recheio de maçã cozida e um toque de canela moída na hora. Há também um componente de frutas tropicais que lava seu paladar - pense em manga e goiaba - antes do final fresco e crocante.

Lobo Wulff Vineyards 2021 Chardonnay Oak Knoll District Napa Valley Califórnia

Lobo_Wulff_Vineyards_2021_Chardonnay_Oak_Knoll_District_Napa_Valley_California

Krys e Randy Wullf são a equipe de marido e mulher por trás deste delicioso Chardonnay. Antes de fazer seu próprio vinho da propriedade com o enólogo Randy Lewis, eles venderam suas uvas para Lewis Cellars e Mumm. Lobo é a palavra espanhola para “lobo” e é uma brincadeira com o sobrenome do casal. Este vinho é de cor palha dourada no copo com aromas de amêndoa torrada, especiarias marrons e abacaxi caramelizado. Tem sabores de crosta de pastelaria, pudim e coalhada de limão com um toque brilhante de acidez no final.

Grgich_Hills_Estate_2020_Chardonnay_Napa_Valley_California

A safra de 2020 foi uma das mais quentes já registradas, com muitos dias acima de 100 graus. A precipitação naquele ano também foi abaixo da média, então as videiras produziram menos folhas e exigiram menos água. Essas condições resultaram em baixos rendimentos de uvas, mas a equipe de vinificação de Grgich sentiu que a concentração de sabores produziria um vinho excelente. Em nossa opinião, eles estavam certos. Este cativante Napa Chard tem aromas de raspas de limão, maçã verde e flor cítrica com sabores de abacaxi caramelizado, miolo cítrico e um toque de manga no final.

Este delicioso Chardonnay tem um sabor cremoso no palato médio, mas surpreendentemente não passou por fermentação maloláctica. Em vez disso, foi permitido descansar por 10 meses em 52 por cento de carvalho novo e 48 por cento de barris de segundo ano de carvalho, por isso tem bons atributos de carvalho que não são avassaladores. Tem aromas de raspas de toranja, avelã torrada e rocha molhada do rio. É brilhante e vibrante na boca com sabores de ervas frescas cortadas, melão, maçã verde e amêndoas torradas.

Este atraente Chardonnay é feito de uvas cultivadas de forma sustentável no distrito de Los Carneros, em Napa Valley. As técnicas de vinificação incluem prensagem de cachos inteiros e permitem que apenas sessenta por cento do vinho sofra fermentação maloláctica. Vinte por cento do vinho é envelhecido em carvalho de dois anos e o restante em barricas neutras. Isso resulta em um vinho que tem algumas características agradáveis ​​de carvalho sem ser muito arrogante. Há aromas de pêssego branco e flor cítrica com sabores de coalhada de limão, maçã verde e apenas um toque de avelãs torradas e especiarias marrons.

As uvas para este fascinante Chardonnay são cultivadas em um único vinhedo de três acres que produz cachos muito menores que a média, mas a equipe de vinificação sente que eles produzem vinhos densos e ricos por causa da alta proporção de casca e suco. A equipa defende que assim se produzem “vinhos com estrutura envolta num núcleo de fruta densa”. Não poderíamos concordar mais - o vinho tem uma cor dourada brilhante com aromas intensos de flores cítricas brancas, pêssego branco e dente-de-leão seco. É encorpado com sabores de coalhada de limão, pudim de creme de ovos e avelã tostada com um final aveludado persistente. Beba agora ou deite-se por três a cinco anos.

Alpha_Omega_2020_Toyon_Vineyard_Chardonnay_Los_Carneros_Napa_Valley_California

A equipe de vinificação da Alpha Omega diz: “a excelência define a temporada de cultivo de 2020 para vinhos brancos em Napa Valley”. Este delicioso Chardonnay foi fermentado em socos de carvalho e envelhecido por 16 meses em 30 por cento de novos barris de carvalho francês. Possui aromas de frutas tropicais como manga, goiaba e mamão e notas tostadas como brioche e avelãs torradas. Na boca é encorpado com sabores de curd de limão, massa de torta e maçã Gala. O final é agradável e longo e há um agradável respingo de acidez no fundo da garganta. Beba agora ou envelheça por quatro a seis anos.

Signorello_2019_Hopes_Cuvee_Chardonnay_Napa_Valley_California (1)

Nomeado para homenagear Hope Signorello, as uvas para este cuvée vêm de uma parcela de cinco acres na encosta plantada há quase 40 anos. Eles são colhidos à mão à noite, todo o cacho é prensado, fermentado em barril e envelhecido em barris de carvalho da Borgonha de 228 litros e socos de 500 litros. Este vinho cativante tem aromas de flores cítricas, merengue de limão e brioche tostado. Sabores de mel de acácia, miolo de limão e maçã Gala provocam e deleitam seu paladar e o abrem para um final longo e longo. Beba agora ou nos próximos 10 anos.

Nomeado em homenagem a WS Keyes, que plantou vinhedos em Howell Mountain no final de 1800, as uvas para este excelente Chardonnay são provenientes de altitudes de 1.600 pés. O vinhedo WS Keyes é um dos últimos blocos de vinhedos Chardonnay existentes na Howell Mountain, o que torna este vinho ainda mais especial. Abre com aromas de flores brancas, avelã torrada e pêssego branco. Oferece mineralidade pronunciada com sabores de maçãs Fuji e Granny Smith, torradas com manteiga e especiarias marrons. É encorpado e ousado no palato médio com um final longo no palato. Beba agora ou nos próximos cinco a sete anos.