FGV IBRE: 70 anos de história
O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) se destaca, há 70 anos, como referência em pesquisa
FGV IBRE: 70 anos de história. (Foto: Divulgação)
O Brasil e o mundo convivem pelo segundo ano consecutivo com os efeitos da pandemia da Covid-19, que paralisou as atividades e impactou fortemente as economias. O desemprego elevado e a alta de indicadores como inflação, juros e dívida pública somam-se no País à incerteza política. Para compreender o cenário macroeconômico e os caminhos para superar esses entraves, é necessário contar com números, dados confiáveis e pessoas capazes de avaliar esse grande número de informações – fundamentais para criar políticas públicas que visem o desenvolvimento econômico e social.
É nesse cenário que o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) se destaca, há 70 anos, como referência em pesquisa. O FGV IBRE nasceu em 1951 com a missão de pesquisar, analisar, produzir e disseminar estatísticas macroeconômicas e pesquisas econômicas aplicadas, de alta qualidade, e calcula atualmente cerca de 30 indicadores por mês.
FGV IBRE nasceu em 1951 com a missão de pesquisar, analisar, produzir e disseminar estatísticas. (Foto: Divulgação)
Os índices de preço produzidos pelo FGV IBRE, bem como seus indicadores de confiança, incerteza, de atividade e de ciclos econômicos são usados como balizadores da economia pelo mercado e pelas diferentes esferas de governo. Já as pesquisas econômicas aplicadas incluem análises sobre PIB, mercado de trabalho, economia internacional, política monetária e sobre as contas do governo nacional e dos entes subnacionais, para citar alguns dos temas sobre os quais os pesquisadores da unidade e pesquisadores associados se debruçam. Além disso, produz estatísticas públicas, pesquisas aplicadas e de índices de preço, divulgando-os sistematicamente e de forma gratuita para a sociedade em seus portais.
A experiência adquirida pelo FGV IBRE permite que suas equipes atendam o setor público e privado com indicadores e análises econômicas. Também foi desenvolvida uma série de soluções comerciais como o FGV Dados, o Monitor da Atividade Econômica, o Monitor da Inflação, o FGV Confiança, entre outros, para ajudar essas empresas e governo a encararem os desafios de seus negócios e gestões.
(Fonte: FGV IBRE)