Carvoeiro, em Portugal, se consagra como grande estrela do Algarve

O verdadeiro “Algarve de cartão-postal” tem construções branquinhas que contrastam com o azul do oceano Atlântico.

iStock-1043557368Grutas e falésias marcam a paisagem da região.

Falésias douradas debruçadas sobre o mar, grutas majestosas esculpidas pelas águas e praias paradisíacas. Some-se a isso os constantes dias de sol, boa mesa, excelentes vinícolas e uma dose de aventura. A pequena Carvoeiro, no sul de Portugal, é o verdadeiro “Algarve de cartão-postal”, com construções branquinhas que contrastam com o azul do oceano Atlântico.

Além de todo o esplendor da natureza, Carvoeiro tem um animado centrinho, com restaurantes, bares, lojinhas, cafés e sorveterias que não perdem em nada para destinos mais badalados do Mediterrâneo. O pitoresco vilarejo entrou no radar dos jetsetters em boa parte graças ao hotel Tivoli Carvoeiro, instalado no topo de uma falésia que se abre para o mar e queridinho dos brasileiros na região. As acomodações têm varandas com vistas espetaculares, além de um spa com produtos Natura Bissé, piscinas interna e externa, e excelentes espaços gastronômicos. O Sky Bar Carvoeiro, no rooftop, oferece a melhor vista panorâmica da região e é perfeito tanto para bons drinques ao pôr do sol quanto para um irretocável jantar omakase (quando o cliente deixa que o chef decida o menu).

Tivoli Carvoeiro_Carvoeiro Suite_Sea ViewJanelas amplas trazem o mar para os quartos.

Bons programas ao redor

Vale conhecer as excelentes vinícolas locais, como Paxá Wines, Morgado do Quintão ou Quinta dos Santos. Todas têm ótimos rótulos e estão abertas à visitação privativa. As cidadezinhas de Loulé e Olhão também merecem uma visita. Os passeios de barco são perfeitos para conhecer os principais atrativos naturais de Carvoeiro e arredores. A Thalassa Yachts dispõe de charmosos barcos vintage que chegam a praias desertas e a algumas das mais belas grutas esculpidas pelo mar, como a do Contrabando e o Algar de Benagil.

Além das inúmeras cavernas deste trecho de litoral, é possível fazer trilhas pelas falésias até algumas das praias mais famosas, como a da Marinha ou a de Centeanes, ou caminhar sobre as deslumbrantes passare- las de madeira do Algar Seco. Ao final delas, a vista do mirante, ao lado do Forte de Nossa Senhora da Encarnação, com a costa recorta- da se debruçando sobre o mar, é arrebatadora. E é ali, especialmente ao pôr do sol, que o visitante começa a planejar seu retorno.